Eventos vão debater tecnologia na comunicação



A 6ª edição do MediaOn, seminário internacional de jornalismo on-line, acontece este ano de 4 a 7 de dezembro paralelo ao 4º Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural em São Paulo-SP.

Os eventos irão discutir o jornalismo e a comunicação no século 21 e como o novo jornalista se comporta – ou deveria se comportar – diante dos fenômenos causados pelas redes sociais, colaboração e mobilidade.

O seminário é aberto a jornalistas, profissionais de mídia e publicidade, executivos, pesquisadores e estudantes e será transmitido ao vivo pelo Terra na web, em celulares e tablets. O MediaOn reúne, anualmente profissionais do Brasil e do mundo para discutir grandes temas do setor como o futuro da mídia, o impacto das novas tecnologias e como mercado de notícias em geral está lidando com as mudanças radicais no meio. 

Entre os participantes do MediaOn está Philip DeBevoise, fundador do Machinima, que falará na abertura do evento sobre “A próxima geração de empresa de mídia”. A Copa de 2014 estará em pauta com Juca Kfouri (Folha de S. Paulo), Bob Fernandes (Terra Magazine), Walter de Mattos Jr. (Lance!) e Andrew Jennings (Transparency in Sports) no painel “O jogo da informação na Copa do Mundo no Brasil”.

Já o Rumos aborda o tema “Do gatekeeper ao gatewatcher
”, e busca entendimentos para a abundância de informação na internet, que está reconfigurando o jornalismo cultural. Conforme os organizadores do evento, sites, blogs, mídias sociais, comunidades de interesse e projetos colaborativos emanciparam o público e o colocaram diretamente em contato com fontes e produtores, sem intermediários.